sábado, 28 de março de 2015

Blaxploitation






APRESENTAÇÃO

Começou como um grito de revolta. Acabou como um ícone cinematográfico. A tendência que veio a ser chamada de Blaxploitation (também Soul Cinema) surgiu em um período de intenso ativismo político nos Estados Unidos, fruto da conscientização gerada nos movimentos pelos direitos civis, e tomou as salas de cinema como uma avalanche.

Quando Melvin Van Peebles dirigiu, em 1971, o clássico Sweet Sweetback's Baadasssss Son, ele começou uma nova era para o cinema de Hollywood. O gueto encontrava uma voz. O sucesso avassalador desta produção independente e rebelde mostrou aos estúdios que havia espaço para um cinema voltado ao público afro-americano, e que este era um filão lucrativo a ser explorado.


Em seguida, a Metro-Goldwyn-Mayer lançou Shaft (de Gordon Parks), e a febre do novo cinema negro se estendeu por quase uma década. Porém, enquanto alguns viam o Blaxploitation como uma forma de empoderamento das populações negras, que finalmente via seu protagonismo nas telas, outros viam estes filmes apenas como um reforço dos estereótipos racistas.

Polêmicas à parte, é inegável a importância do Blaxploitation, cuja influência ainda é sentida no cinema atual (vide as obras de Quentin Tarantino e Mario Van Peebles), além de ter aberto o caminho para cineastas como John Singleton e Spike Lee.




OBJETIVOS

O curso Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70, ministrado por César Almeida, tem como objetivo traçar um panorama do fenômeno Blaxploitation analisando suas características estéticas e históricas, além de abordar suas controvérsias e impactos sociais nos EUA no período.




CONTEÚDOS

Aula 1

- Introdução
- Os “race movies” (1915-1950)
- A Hollywood nos anos 60 (In the Heat of the Night,
The Learning Tree, Watermelon Man)
- Cotton Comes to Harlem (1970)
- A explosão do Blaxploitation (Sweet Sweetback's Baadasssss Song,
Shaft, Hammer, Super Fly)
- The Legend of Nigger Charley, Across 110th Street, Black Mama,
White Mama, Blacula, Slaughter, Trouble Man, Black Caesar,
Cleopatra Jones, Coffy, The Mack (1972/1973)


Aula 2

- Black Belt Jones, The Black Six, Foxy Brown,

Three the Hard Way, T.N.T Jackson, Truck Turner, Sugar Hill, Sheba,
Baby, Boss Nigger, Mandingo (1974/1976)
- Declínio (1976/1982)
- As trilhas sonoras (Isaac Hayes, Bobby Womack, Marvin Gaye,
James Brown, Curtis Mayfield...)
- Curiosidades (Blaxploitation na Itália, The Harder They Come,
títulos estranhos, homenagens)
- Os astros (Fred Williamson, Pam Grier, Jim Brown,
Richard Roundtree, Gloria Hendry)


Ministrante: César Almeida

Publica artigos sobre cinema desde 2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério Perdido dos Filmes B", que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou os cursos "Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema" e “Sam Peckinpah – Rebelde Implacável” pela Cine UM.





Curso
BLAXPLOITATION
O Cinema Negro Americano dos Anos 70
de César Almeida


DATAS
Dias 23 e 24 / Abril (quinta e sexta)

HORÁRIO
19h30 às 22h

LOCAL
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 70,00

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO



INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
1) Preencha e envie o formulário abaixo.

2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do PagSeguro.
.
.

.
.
.
.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Oficina de Roteiro 13


VAGAS LIMITADAS


Apresentação

A Oficina, que chega à sua 13ª turma, é uma atividade focada na prática da criação/redação de roteiro para Cinema, desde a ideia inicial, passando por seus tratamentos até a conclusão de um roteiro acabado para curta-metragem. Na Oficina serão estudados os princípios técnicos do trabalho de um roteirista. O desafio é: como escrever para o cinema sem cair nas fórmulas pré-fabricadas?
O objetivo da Oficina é oferecer aos participantes as ferramentas técnicas que deverão ser aliadas à criatividade para o desenvolvimento da escrita para o Cinema.


A Oficina

Ministrada pelo Doutor em Cinema Roger Bundt, a Oficina desenvolve aulas teóricas e práticas de redação de roteiro para curta e longa-metragem. Serão 7 aulas presenciais ao longo das quais cada aluno desenvolverá um roteiro de curta-metragem, com supervisão individual do professor. As aulas serão ministradas no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Porto Alegre), às segundas-feiras, no turno da noite.

A Oficina de Roteiro é aberta a todos os interessados.
Para frequentar as aulas não é necessário nenhum pré-requisito ou formação prévia.

Conteúdo das aulas

Introdução ao roteiro / Argumento / Sinopse / Storyline / Escaleta / Diálogos / Cenas / Personagens / Idéias / Discurso indireto


Metodologia

Aulas expositivas, análises de filmes, estudo de textos de apoio, acompanhamento individual no desenvolvimento do roteiro e indicações bibliográficas.

Cronograma das aulas

Encontro 1: 18 / Maio
Encontro 2: 25 / Maio
Encontro 3: 01 / Junho
Encontro 4: 08 / Junho
Encontro 5: 15 / Junho
Encontro 6: 22 / Junho
Encontro 7: 29 / Junho

(Segundas-feiras – das 19h30 às 22h)



Ministrante: ROGER BUNDT

Doutor em Cinema (2011), Mestre em Letras e Cultura Regional pela UCS (2005) e Mestre em Cinema pela Universidade de Barcelona (2001). Trabalha na produção audiovisual desde 1993. Atua como roteirista e diretor de programas de televisão e cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e televisão (roteiro, produção e significação), publicidade (criação e produção), entretenimento e roteiro audiovisual.


OFICINA DE ROTEIRO DE CINEMA
- Turma 13 -
de Roger Bundt


DATAS
Início: 18 / Maio
* 7 Encontros semanais, às segundas-feiras

HORÁRIO
19h30 às 22h

LOCAL
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
(Rua dos Andradas, 959 - Centro - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
* À Vista (c/ 10% de desconto): R$ 400,00
* Parcelado: 2 x R$ 220,00

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural



INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

1) Preencha e envie o formulário abaixo.

2) PAGAMENTO À VISTA (R$ 400,00)

* Cartão de Crédito: após enviar o formulário de inscrições, retorne ao blog e clique no botão do "PagSeguro.

* Depósito Bancário: após enviar o formulário de inscrições você receberá as orientações para efetuar o depósito.

3) PAGAMENTO PARCELADO (2 x R$ 220,00)

* Parcela 1: Efetuar o pagamento por depósito bancário (as informações serão fornecidas após o envio do formulário de inscrição).

* Parcela 2: Efetuar o pagamento em cheque no local, no primeiro dia de aula (pré-datado para o dia 22/Maio).
.
.

.
.