quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cinema Gaúcho







Apresentação


Pensar na história do cinema é abrir um leque de possibilidades de abordagens que envolvem, por exemplo, os processos de produção, distribuição, divulgação, exibição, recepção, fomento, etc. Normalmente, voltamos o olhar para um dos produtos do processo de produção que é o filme de ficção e em longa-metragem, mas, e se em muitos momentos esse produto final não se realiza?



Essa perspectiva também faz parte da história do cinema. E no cinema feito no Rio Grande do Sul muitos foram os momentos em que se pensou que o estado seria a terra do curta-metragem ou a terra do cinejornal. A busca pela realização do longa-metragem ficcional movimentou o campo cinematográfico gaúcho ao longo de décadas. E ainda hoje o movimenta. Entender os motivos dessa busca e os percalços para atingir tal objetivo nos leva a compreender as especificidades do campo audiovisual no Rio Grande do Sul.



Para manter-se como polo produtivo importante, desde os anos 70, os realizadores precisaram desenvolver suas estratégias de produção: cinema de grupo, parcerias com emissoras de televisão, visão ampliada do audiovisual. Portanto, o modelo de produção audiovisual do Rio Grande do Sul está diretamente ligado às suas estratégias de sobrevivência, após décadas de dificuldades. Outra característica do cinema feito no estado são as temáticas dos filmes, que dialogam com a sua peculiar forma de ocupação do espaço e com um passado de guerras e de visões políticas dicotômicas.



Objetivos

O curso História do Cinema Gaúcho, ministrado por Miriam de Souza Rossini, se propõe a analisar as condições de produção do cinema do estado ao longo de um século de existência, bem como observar algumas das construções temáticas e narrativas recorrentes na cinematografia do Rio Grande do Sul.



Conteúdos

Aula 1

Primeiras décadas, muitos percalços
Enfim o longa-metragem
Entre visões de cinema e conflitos geracionais
Parcerias para a sobrevivência

Aula 2

Cinema gaúcho ou cinema de Porto Alegre?
O litoral e as serras
O passado recontado em filmes


Ministrante: Miriam de Souza Rossini

Doutora em História (UFRGS), mestre em Cinema (USP) e graduada em Jornalismo (PUCRS) e História (UFRGS). Professora da Universidade do Rio Grande do Sul, onde leciona "Mídia Audiovisuais" no Departamento de Comunicação, e "Estética das Imagens Audiovisuais" no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. É professora de "História do Cinema" há vinte anos e pesquisadora na área há quase trinta anos, já tendo ministrado cursos e palestras em diferentes instituições de ensino no Brasil e exterior. É autora do livro 'Teixeirinha e o cinema gaúcho" (Fumproarte, 1996) e de diversos artigos e capítulos de livros sobre o cinema brasileiro.



Curso
HISTÓRIA DO CINEMA GAÚCHO
de Miriam de Souza Rossini


DATAS
Dias 04 e 05 / Julho (sábado e domingo)

HORÁRIO
15h às 18h

LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 70,00

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
PARCERIA


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
1) Preencha e envie o formulário abaixo.

2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.

.
.
.
.

sábado, 11 de abril de 2015

Como Ver um Filme 2





Curso transferido para outra data.
Informações em breve.





Apresentação

Quando começamos a compreender melhor a linguagem do cinema, nossa apreciação do que se passa na tela - e dentro da nossa cabeça - se aprofunda e enriquece.

O passo seguinte à “Introdução à Apreciação Cinematográfica” é entender como mais de um século de cinema levou à elaboração de estilos distintos de compartilhar a narrativa com o público. Com elementos emprestados do teatro, da crítica literária e - como tudo na Sétima Arte - da prática, da improvisação e do acidente, os filmes igualmente obedecem e desobedecem a uma série de convenções estilísticas que vieram a se chamar “gêneros”.

Nesta jornada descobriremos quais são os principais gêneros cinematográficos, quais são seus temas, premissas e recursos narrativos e como, ao longo das décadas, eles foram definidos, transformados, desconstruídos, e reconstruídos. Como sempre, clipes comentados complementarão os encontros.


O curso COMO VER UM FILME - 2: OS GÊNEROS, ministrado por Ana Maria Bahiana, amplia o olhar e avança nas possibilidades de entendimento da forma e conteúdo dos filmes. O curso é um mergulho no universo fílmico e todo o processo criativo (e industrial) de sua elaboração, propondo uma análise de estilos, formas e propostas a partir dos gêneros cinematográficos e suas definições.

Importante:
A participação no curso anterior não é pré-requisito para participação nesta atividade.




Conteúdos

  • Abraçando o clichê: O que são gêneros cinematográficos? Como se criou o “gênero” no cinema? Diferentes classificações do gênero: por ambiente, narrativa, estilo. Subgêneros e gêneros híbridos. Construção e desconstrução da linguagem do gênero.


  • Drama. Definições, temas e premissas. Principais subgêneros: épico, histórico, dramédia, melodrama, romance dramático, tragédia.


  • Comédia. Definições, temas e premissas. Principais subgêneros: comédia romântica, sátira, comédia screwball, comédia rasgada (besteirol), black comedy.


  • Ação e Aventura. Definições, temas e premissas. Subgêneros: ação pura, ação épica, policial, fantasia, artes marciais, noir.


  • Ficção Científica. Definições, temas e premissas. Como a Sci Fi se mistura com praticamente todos os gêneros cinematográficos para falar sobre nossos medos, ansiedades e desejos.


  • Thriller Definições, temas e premissas. Por que o thriller é o gênero que nos atinge mais profundamente?



Ana Maria Bahiana

Jornalista e escritora, com uma carreira que cobre três décadas de reportagem e comentário de cultura no Brasil e no exterior, em imprensa, rádio, televisão e internet. Moradora de Los Angeles desde 1987 e integrante da Hollywood Foreign Press Association (que dá os Globos de Ouro) desde 1989, atualmente cobre cinema e entretenimento para a UOL com o blog “Hollywoodianas”, sucesso do portal.

Ana Maria escreveu para, entre outros, Jornal do BrasilO GloboFolha de São PauloEstado de São PauloOpinião e Rolling Stone, no Brasil; New York Times SyndicateEscape e Beat, nos Estados Unidos; Le Film Français na França; Follow MeHQ e Cinema Papers na Austrália. De 1992 a 1995 Ana Maria foi a chefe do escritório de Los Angeles da revista inglesa Screen International, e, de 1996 a 2002, representante, produtora, e correspondente da rede Telecine e da Rede Globo em Los Angeles.

Como autora, em 2006 ela lançou Almanaque dos Anos 70 (Ediouro, 2006) um dos maiores best sellers do ano. É autora do argumento e co-roteirista e co-produtora do filme 1972, lançado em novembro de 2006 pela Buena Vista.

Fez a tradução brasileira de Como a Geração Sexo – Drogas e – Rock’n’Roll Salvou Hollywood, de Peter Biskind, sobre Hollywood nos anos 70 (Intrínseca). Atualmente está lançando o livro Como Ver um Filme (Nova Fronteira) e O Cinema Explicado aos Meus Filhos (Agir). Sua entrevista com Francis Ford Coppola sobre ‘O Poderoso Chefão III’ foi incluída em The Godfather Family Album, obra da Editora Taschen, lançada em dezembro de 2008.



Curso
COMO VER UM FILME - 2
Os Gêneros
de Ana Maria Bahiana


DATAS
Dias 09 e 10 / Maio (sábado e domingo)

HORÁRIO
9h às 12h

LOCAL
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 120,00
* Valor promocional de R$ 100,00 para as primeiras 20 inscrições
(Válido apenas para inscrições por depósito bancário)

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
www.cinemacineum.blogspot.com.br


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO


.
.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Expressionismo Alemão



CURSO EM CAXIAS DO SUL (RS)


Apresentação

O Expressionismo Alemão foi um estilo cinematográfico, cujo auge se deu na década de 1920, caracterizado pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo.

O período de 15 anos que decorreu entre a revolução de novembro de 1918 e a ascensão de Hitler ao poder, em janeiro de 1933, é conhecido na história alemã como a época da Cultura de Weimar. Foi um momento muito especial no qual um clima derrotista e depressivo, resultante do desastre militar de 1918, coexistiu com a extrema criatividade artística e intelectual. Berlim tornou-se a capital da vanguardas nos anos 20.


O Expressionismo no cinema alemão começa em 1919, com o célebre O Gabinete do Doutor Calegari, de Robert Wiene. O filme nos transporta para um mundo de puro pesadelo que coincide com a instabilidade política do momento: muros cheios de grafites, prédios inclinados, cenários desbotados de onde se destacam figuras geométricas e personagens alucinadas. O horror, o fantástico e o crime eram os temas dominantes do Expressionismo no cinema. Nosferatu, Uma Sinfonia de Horror (1922), de Murnau, e Dr. Mabuse, O Jogador (1922) e Metrópolis (1926), ambos de Fritz Lang, foram outras obras significativas do movimento.






Objetivos

O curso Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras, ministrado por Carlos Primati, fará um resgate e uma análise sobre o movimento que trouxe uma nova forma de cinema nas primeiras décadas do século 20. A influência dos expressionistas do cinema se fez sentir em Hollywood, tanto na temática quanto na linguagem, inclusive porque muitos dos diretores alemães de então migraram para os EUA e lá realizaram filmes. O Expressionismo influenciou particularmente dois gêneros, o cinema de terror e o filme noir.



Conteúdos

Aula 1
Cronologia e os Grandes Diretores do Expressionismo

* Richard Oswald: o esquecido artesão do horror
* Robert Wiene: o legado de um cineasta visionário
* Fritz Lang: o grande mestre em todos os gêneros
* F. W. Murnau: a visão sombria de um gênio absoluto
* Paul Leni: o horror com toque de humor e magia
* G. W. Pabst: o cronista da angústia e da decadência


Aula 2
O Expressionismo em temas

* Duplo maligno
* Criação de vida artificial
* Pactos diabólicos
* Morte personificada
* Dramas históricos
* Gênios do crime
* Decadência moral
* Mulheres fatais



Ministrante: Carlos Primati

Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano.
Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Criou e editou a revista Cine Monstro, e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror.
Colaborador de publicações como O Estado de S.PauloFolha de S.PauloJornal da TardeBizzSetGeneralHeróiConectaDark SideDVD TotalShowtimeMundo EstranhoFlashbackMonet etc. Editou o livro Voivode: Estudos Sobre os Vampiros e escreveu o volume sobre Séries de TV da Coleção 100 Respostas (Mundo Estranho).

Já ministrou os cursos “A Obra de Alfred Hitchcock”; “História do Cinema de Horror”; "Zé do Caixão: 50 Anos de Terror" e "Ficção Científica dos Anos 50 pela Cine UM.


Curso
EXPRESSIONISMO ALEMÃO
Uma Sinfonia de Luzes e Sombras
de Carlos Primati


DATAS
Dias 23 e 24 / Maio (sábado e domingo)

HORÁRIO
9h às 12h

LOCAL
Sala de Cinema Ulysses Geremia
Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
(Rua Luiz Antunes, 312 - Caxias do Sul - RS)

INVESTIMENTO
R$ 50,00
* Valor promocional de R$ 40,00 para as primeiras 15 inscrições
(VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO!)

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
www.cinemacineum.blogspot.com.br


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
Unidade de Cinema e Vídeo
Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
1) Preencha e envie o formulário abaixo.

2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do PagSeguro.



.
.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Novo Cinema Argentino





Curso em Passo Fundo (RS)


Apresentação

Na última década, a Argentina se transformou no maior produtor de cinema da América Latina graças aos subsídios governamentais, administrados pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA), e às políticas de coprodução internacional. Fato que contribuiu para que o Cinema Argentino alcançasse mercados, até então, impensáveis e fosse consagrado, em 2010, com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro a O Segredo de Seus Olhos (El secreto de sus ojos – 2009), de Juan José Campanella.




No entanto, as produções argentinas seguem tendo dificuldades para ingressar nas salas de cinema latino-americanas, à exceção do Brasil, que, atualmente, é o país da região que mais exibe filmes argentinos. Contudo, a maioria das produções argentinas que chega às salas brasileiras já foi consagrada por festivais internacionais e pouco do cinema comercial argentino, que alcança grandes bilheterias em seu país, cruza nossas fronteiras. Essa dicotomia da produção cinematográfica do país, dividida entre “filmes comerciais” e “filmes para festivais”, tem sido um dos aspectos mais discutidos na atual conjectura deste cinema, completamente dependente do INCAA.


Objetivos

O curso NOVO CINEMA ARGENTINO, ministrado por Rosângela Fachelvai traçar um panorama do cinema produzido na Argentina, que emergiu no final do século XX (com obras de baixo orçamento, mas esteticamente instigantes) e que, nestes primeiros anos do século XXI, vem se ramificando em várias vertentes cinematográficas. Para tanto, o curso realizará uma revisão crítica da recente produção cinematográfica argentina, centrada em seus mais notórios expoentes, e abordará questões referentes às políticas públicas do país para o audiovisual, que têm sido fundamentais para sua consolidação.



Conteúdos

Aula 1

* Contexto político, econômico e cultural que permitiu o surgimento do chamado “Novo Cinema Argentino” – período anterior a 2000: obra de referência: Pizza, Birra, Faso (1997), de Bruno Stagnaro e Adrián Caetano;



* Apresentação e discussão de obras e artistas que geraram a “primeira onda” do “Novo Cinema Argentino”: Mundo Grúa (1999), de Pablo Trapero; Nove Rainhas (2000), de Fabián Bielinsky; Esperando o Messias (2000), de Daniel Burman; La Liberdad (2000), de Lisandro Alonso; O Pântano (2001), de Lucrecia Martel e Un Oso Rojo (2002), de Adrián Caetano;


* O crescimento das coproduções transnacionais na América Latina – cinema nacional versus Hollywood: criação do Programa Ibermedia (1998);

* Políticas públicas – o kirchnerismo e o cinema nacional argentino.




Aula 2


* O cinema comercial argentino – sucesso de público: Juan Taratuto, Diego Kaplan; Rodolfo ledo; Juan Jose Campanella; Sebastián Borensztein; Damián Szifron; Ariel Winograd;



* O cinema argentino e o Oscar: O Filho da Noiva (2001) e O Segredo de Seus Olhos (2009), de Juan José Campanella;



* O cinema argentino dos festivais internacionais – sucesso de crítica: El Otro (2007), de Ariel Rotter; XXY (2007), de Lúcia Puenzo; O Homem ao Lado (2009), Mario Cohn; Los Labios (2010), de Iván Fund e Santiago Loza; O Estudante (2011), Santiago Mitre; Las Acacias (2011), de Pablo Giorgelli; Abrir Portas e Janelas (2011), de Milagros Mumenthaler; O Último Elvis (2012), de Armando Bo; Samurai (2013), de Gaspar Scheuer;



* O cinema de gênero argentino: Festival Buenos Aires Rojo Sangre (2000); Adrián García Bogliano;


* Qual o futuro do cinema argentino?
  


Ministrante: Rosângela Fachel de Medeiros

Graduada em Comunicação Social. Mestre e Doutora em Literatura Comparada. Pesquisadora do Grupo Cinema Latino-americano (UFF). Já ministrou para a Cine UM o curso "David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões".






















Curso
NOVO CINEMA ARGENTINO
de Rosângela Fachel


DATA
Dia 16 de Maio (sábado)

HORÁRIO
Aula 1: 14h às 16h30
Aula 2: 17h às 19h30 

LOCAL
Auditório da CDL
(Av. General Neto, 443 - Centro - Passo Fundo - RS)

INVESTIMENTO
R$ 50,00
* Valor promocional de R$ 40,00 para as primeiras 10 inscrições
(Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
* VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO *

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
www.cinemacineum.blogspot.com.br


REALIZAÇÃO


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do PagSeguro.
.
.


.
.
.