domingo, 19 de março de 2017

Trilogia Godfather








Apresentação

No final dos anos 1960, a efervescência cultural e social da América provocou mudanças nos temas, na forma de produção e nas próprias influências sofridas pelos filmes produzidos nos cinema norte-americano, no que foi o início da chamada Nova Hollywood. Um dos filmes mais celebrados desse período, tanto pelos resultados criativos como pelo impacto social e cultural obtido foi O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972) baseado no best-seller de Mario Puzo, que marcou a história do cinema e constituiu-se ao longo dos 18 anos seguintes, em uma trilogia.


De uma obra inicialmente destinada a se tornar um mero produto de segunda classe, a adaptação encontrou, no jovem Francis Ford Coppola, um surpreendente artista disposto defender suas ideias a ponto de transformar uma adaptação problemática em um filme referencial. Coppola manteve a base da história de Puzo, mas ampliou um livro problemático, usando de recursos da linguagem cinematográfica, até torná-lo a epítome dos filmes de gângster e, talvez, do próprio cinema norte-americano contemporâneo.


Sempre lembrado pelos fãs por cenas emblemáticas, frases absorvidas pela cultura popular e histórias de bastidores, os três filmes também dividem opiniões na busca pelo "ponto alto" da trilogia. Um mergulho que vá além dos elementos já conhecidos e discutidos normalmente relacionados à pré-produção e filmagens vai revelar que os três filmes na verdade devem ser compreendidos como uma só obra. Assim, identificamos seu grande tema de fundo e a forma como os elementos da linguagem cinematográfica podem ser compreendidos, através da análise fílmica, para ampliar a compreensão da trilogia como um todo.


Objetivos

O curso Trilogia Godfather – Tradição, Família & Poder, ministrado por Fábio Rockenbach vai oferecer uma visão baseada na Análise Fílmica da trilogia O Poderoso Chefão, estabelecendo como recursos da linguagem audiovisual determinam a compreensão dos três filmes e suas relações, a partir do olhar sobre elementos da mise-en-scène, das propriedades discursivas da câmera, da montagem e de paralelos narrativos estabelecidos ao longo dos filmes.

A partir da análise de diferentes códigos fílmicos e não-fílmicos, o curso analisará a construção narrativa, os paralelos estabelecidos ao longo da trilogia, as alegorias construídas a partir do cenário, do figurino, dos arcos dramáticos, da trilha e dos principais temas em torno dos quais se constrói a tragédia de Michael Corleone e da mais conhecida família mafiosa da cultura popular.


Público alvo
Esta atividade se destina a qualquer interessado. Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.


Conteúdos

Aula 1

- Preparando o olhar:
a) Introdução sobre elementos discursivos e códigos audiovisuais;
b)As propriedades de discurso da câmera, encenação, mise-en-scéne, som e a importância de sua compreensão para a interpretação e o sentido do filme através da análise fílmica.

- O Poderoso Chefão:
a) Do livro para as telas: o impacto do filme na cultura popular e a importância de Coppola para a transposição;
b) Adaptar para o cinema, mais do que transpor: livro x filme;
c) A compreensão da série como um só filme - uma visão em construção.

- Estrutura narrativa dos três filmes.

- Trama e sub-trama
a) A rotina de uma família mafiosa siciliana vista de dentro;
b) A tragédia de Michael e a eterna comparação com o pai;
c) Paralelos narrativos estabelecendo o tema principal.


Aula 2

- A religião e seu papel na tragédia de Michael Corleone.

- O papel feminino na trama.

- Montagem linear e paralela construindo significados.

- Rimas visuais.

- Análise de cenas:
a) A terra da liberdade;
b) Composição e hierarquia;
c) Identificação;
d) Enquadramento e discurso;
e) Alegoria, citação e discurso visual;
f) O som como discurso.


Ministrante: Fábio Rockenbach
Jornalista, e especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual e mestre em recepção literária. Foi editor cultural do grupo Diário da Manhã (Passo Fundo) de 2007 a 2010. Professor da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF (Universidade de Passo Fundo), nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Artes Visuais, onde leciona a cadeira de Estilo e Processos Cinematográficos. É coordenador do projeto de extensão Ponto de Cinema, fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Cinema da mesma universidade e analista audiovisual na Revista Moviement. Coautor do livro "Poder e Sociedade no Castelo de Cartas" em que analisa o uso de recursos da linguagem audiovisual na série House of Cards, da Netflix.
Curso
Trilogia Godfather: Tradição, Família & Poder
de Fábio Rockenbach



Datas
08 e 09 / Abril (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinema Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 85,00
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)

Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

Material
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714

Realização

Patrocínio
.
.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Literatura Policial no Cinema







Apresentação

Os crimes, e as pessoas que os investigam e combatem, têm sido uma fonte inesgotável de histórias fascinantes. Histórias essas que nos acompanham desde a antiguidade, mas ganharam sua forma definitiva nos Estados Unidos da América a partir do século XIX. Nas primeiras décadas do século XX, a já consolidada Literatura Policial tornou-se um dos gêneros mais populares do mundo, e, os EUA, seu principal produtor.



Desde seu princípio, o cinema bebeu em fontes literárias para encantar os espectadores. Com a Literatura Policial não poderia ser diferente. De Edgar Allan Poe, considerado o pai do detetive moderno, até Dennis Lehane, um dos principais autores da atualidade, mais de um século e meio de boa escrita gerou material para clássicos da tela grande.
Mestres de diversas gerações do cinema, como Howard Hawks e Billy Wilder, passando por Sam Peckinpah e Robert Altman até chegar a Quentin Tarantino, demonstraram suas paixões literárias em excelentes adaptações. Mesmo fora dos EUA, com François Truffaut, Wim Wenders e tantos outros, o poder dessas páginas criminosas se fez sentir.


Objetivos

O Curso À Queima-Roupa – A Literatura Policial Americana no Cinema, de César Almeida, tem como objetivo analisar a evolução e as diversas facetas da produção literária americana sobre crimes através das adaptações de obras produzidas por autores clássicos como Dashiell Hammett, Patricia Highsmith e James Ellroy.



Conteúdo

Aula 1

- Breve história do crime na literatura.

- O destino bate à sua porta: a escola Hardboiled
Raymond Chandler / James M. Cain / Dashiell Hammett / Cornell Woolrich / Dorothy B. Hughes / Charlotte Armstrong

- Os implacáveis: a geração pós-pulp
Jim Thompson / Chester Himes / Ross Macdonald / David Goodis / Mickey Spillane



Aula 2

- O sol por testemunha: os modernizadores
Patricia Highsmith / Elmore Leonard / Donald E. Westlake / James Lee Burke / Lawrence Block / George V. Higgins

- Atração perigosa: os mestres contemporâneos
James Sallis / James Ellroy / Joe R. Lansdale / Walter Mosley / Dennis Lehane / Chuck Hogan



Ministrante: CÉSAR ALMEIDA

Publica artigos sobre cinema desde 2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério Perdido dos Filmes B", que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou os cursos “Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema”; “Sam Peckinpah – Rebelde Implacável”; “Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70”; “Zumbis no Cinema – Eterno Retorno” e “Era Uma Vez o Spaghetti Western” pela Cine UM.



Curso
À Queima-Roupa:
A Literatura Policial Americana no Cinema
de César Almeida


Datas
25 e 26 / Março (sábado e domingo)

Horário
9h30 às 12h30

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 85,00
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)

Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

Material
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714

Realização

Patrocínio
B&B Games

Apoio
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo



INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.


.
.
.
.